domingo, 12 de março de 2017

Trabalhos de Tania Alves no Teatro: “Dois Pontos" (1977)


Em 1977, Tania Alves e Jonas Bloch estrearam "Dois Pontos", um espetáculo de canto, dança, pantomima e recitação de textos de Garcia Lorca, Brecht, Ionesco, Oduvaldo Viana Filho, Maiakovski, Fauzi Arap e Vinícius de Morais.  


Os próprios Jonas e Tania assinaram a adaptação, a direção, os figurinos e a coreografia. "Um espetáculo de ator, com produção muito simples, já que tinha apenas um varal com roupas dependuradas e que iam sendo retiradas pelos atores para vestir cada personagem", explicou Jonas Bloch.


O espetáculo ganhou críticas rasgadas, como a de Tania Pacheco, publicada em O Globo de 20 de novembro de 1977: "(...) Dois Pontos é um espetáculo emocionante. Que marca e dá vontade de rever. Belo e vigoroso(...) A seleção de textos de Jonas Bloch é brilhante. Sua interpretação e a de Tania Alves, excelentes. Como atores, como cantores, como dançarinos, como comediantes, como trágicos símbolos de uma cultura com luz em resistência".


"Dois Pontos" mambembou bastante por diversos teatros, como Armando Gonzaga (Marechal Hermes), Aliança Francesa da Tijuca, Serrador, e chegou a ser apresentado em outros Estados.

"Ganhamos o prêmio do SNT de Melhor Espetáculo do Ano. Além disso, esse trabalho me permitia mostrar a minha versatilidade. Eu cantava, sapateava, interpretava, tocava, dançava, declamava... Jô Soares me viu nesse espetáculo e, até hoje, quando me entrevista comenta sobre a minha performance", lembrou Tania Alves no livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso. "Dois Pontos é um daqueles trabalhos que ficam marcados em nossas vidas e, muitos anos depois, as pessoas ainda se lembram e comentam", afirmou Jonas no livro "Jonas Bloch - O Ofício de uma Paixão", da mesma coleção.






Fontes de Consulta:
Acervo Site As Cantrizes
"Tania Maria Bonita Alves" - Fernando Cardoso. Coleção Aplauso - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - 2010.
Jonas Bloch - O Ofício de uma Paixão. Nilu Lebert. Coleção Aplauso - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - 2009.
"Dois Pontos brilhantes iluminando o teatro. Por Tania Pacheco. O Globo: 20-11-1977



Nenhum comentário:

Postar um comentário