terça-feira, 1 de maio de 2012

Trabalhos de Tania Alves na TV (Especiais): 'Tiradentes, Nosso Herói' (1984)


Em 20/04/1984, Tania Alves participou do especial 'Tiradentes, Nosso Herói', uma criação de Federico Padilla, Lafayette Galvão e Augusto César Vannucci, com direção geral de Augusto César Vannucci.

'Tiradentes, Nosso Herói' é um especial infanto-juvenil sobre a Inconfidência Mineira. A história é conduzida por Sinhá Olímpia (Tania Alves), personagem real da história de Ouro Preto. Considerada patrimônio da cidade, Olímpia era uma mulher alegre, adorada por todos os habitantes de Ouro Preto, que conhecia todos os recantos da cidade mineira e sabia muito sobre a história da região. Há quem diga que seu fantasma pode ser visto à noite, percorrendo e zelando pela cidade que tanto amou. É Olímpia quem vai ajudar um grupo de três crianças, Aretha, Fabiano Vannucci e Paulo Vignolo, a fazer o trabalho escolar sobre a Inconfidência Mineira. Usando poderes mágicos, ela transporta a narrativa para o século XVIII, levando-os a locais da cidade onde fatos históricos acontecerem. Todos passam a acompanhar de perto a luta dos mineiros pela liberdade.

Utilizando o recurso do newsmate, equipamento que possibilita o truque de superposição de imagens, Olímpia aparece voando em cena e, com rápidos gestos de chapéu, faz surgir e desaparecer os principais personagens da história: Tiradentes, Joaquim Silvério dos Reis, o Visconde de Barbacena, Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa (Paulo Mello), entre outros.


Produção
As externas de Tiradentes, nosso herói foram todas feitas na cidade de Ouro Preto, em locais como as escadarias da igreja de Nossa Senhora do Carmo, local onde foi gravado o primeiro número do especial, Sinhá Olímpia, interpretado pela própria Tania Alves. Outros locais que serviram de cenário para a história foram a Casa dos Inconfidentes, a sede da Prefeitura de Ouro Preto e o Horto Florestal da cidade. Para finalizar o especial, foram mostradas imagens da prisão dos inconfidentes e o julgamento de Tiradentes.


Elenco
Antônio Celso
Antônio Luis Kattah
Aretha
César Macieira
Cláudio Cavalcanti – Tiradentes
Derly de Cêa
Fabiano Vannucci
Hélcio do Karmo
Hernany São Francisco
Lafayette Galvão
Luis Edgar
Paulo Mello – Manoel da Costa
Paulo Vignolo
Raimundo Farinelli
Tania Alves – Sinhá Olímpia
Tunai – Tomás Antônio Gonzaga
Zizi Possi – Maria Dorotéia Joaquina de Seixas Brandão


Ficha Técnica
Co-direção e edição: Antônio Vilela
Pesquisa e redação: Lafayette Galvão
Produção: Gabriela Vannucci
Produção/Minas Gerais: Wilson Miranda
Cenários e ambientação: Frederico Padilla
Pesquisa de arte: Sandra Alvin
Figurinos: Mario Boriello
Iluminação: Jorge Luiz Queiroz
Áudio: Milton Porto


Trilha Sonora
Na trilha do especial, Tania cantou duas músicas: "Sinhá Olímpia" e "Língua Enrolada",  Veja mais detalhe sobre o disco do especial no link


Veja abaixo algumas cenas de Tania Alves em 'Tiradentes, Nosso Herói': 




Fontes
Site Memória Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário