terça-feira, 1 de maio de 2012

Filmografia Tania Alves: 'Trem Fantasma' (1976)


Em 1976, Tania Alves fez sua estreia no cinema, no filme 'Trem Fantasma', de Alain Fresnot. 

O parisiense Alain Fresnot desembarcou no Brasil com oito anos de idade. E aqui, seu caminho cruzou com o do cinema: em 1976, graduou-se pela Escola de Comunicação de Artes da Universidade de São Paulo. No mesmo ano, apresentou, no Festival de Brasília, 'Trem Fantasma', seu primeiro longa-metragem, rodado em 16mm.

Sobre "Trem Fantasma" disse Alain Fresnot: "Trem Fantasma tem sequências complicadíssimas, narradas com bastante eficiência. É um filme que prende, rico em variações. Do ponto de vista cinematográfico, não tenho nenhum motivo para me envergonhar dele. Mas hoje não mostro o Trem Fantasma, talvez porque nele eu me exponha muito(...) Foi um filme feito sem recurso nenhum, viabilizado graças a umas latas de negativo 16 mm que minha mãe trouxe da França. Por questão de custos e do desconforto ao qual me referi, nunca foi ampliado para 35 mm e consequentemente jamais foi lançado comercialmente. Por ser politicamente correto, foi muito visto no movimento cineclubista, forte na época.Escrever, dirigir e produzir o primeiro longa me deu experiência e me tornou mais ambicioso no sentido de me considerar habilitado a brigar por espaço no 'quintal' dos grandes. Trem Fantasma foi o primeiro longa de um aluno da ECA, e isso num regime de baixíssimo orçamento, praticamente inexistente. Foi montado na ECA e os letreiros filmados em lousa negra de cardápio de botequim".

Elenco
Márcia Pompeu
Celso Frateschi
Fernando Bezerra
Tania Alves
Elba Ramalho
Renato Dobal
Walter Breda
Ricardo Blat
Dilim Costa


Fontes:
* Alain Fresnot: um cineasta sem alma - Coleção Aplauso
* Correio Braziliense: "Francês radicado em SP, Alain Fresnot fala sobre o Festival de Brasília" - 30/09/2011.
* Site História do Cinema Brasileiro 




Um comentário:

  1. Bom dia Tania Alves.

    Por acaso vc tem este filme?
    Gostaria d ever, mas não consigo encontrá-lo.
    A minha professora de teatro é a atriz Marcia Pompeo, gostaria de presenteá-la com este filme.
    Brigadão.

    marcio cardoso

    ResponderExcluir