sábado, 4 de março de 2017

Filmografia Tania Alves: "Hoje Tem Futebol" (1976) - curta-metragem


Em 1976, Tania Alves participou do curta metragem "Hoje Tem Futebol", de José Antônio Garcia, diretor com quem trabalharia depois em "O Olho Mágico do Amor" e "Onda Nova".

O curta, de 22 minutos, trata-se de uma ficção sobre a preparação de uma equipe de futebol e contou com a participação de jogadores de verdade, como Zé Maria, Wladimir, Pita, além dos Dzi Croquetes Dario, Baiard e Paulette; Tania Alves, Eugenia Domenico e participação especial de Regina Duarte.

Sinopse

Em um vestiário, jogadores de futebol preparam-se para entrar em campo. Vestem suas camisas, calções, chuteiras. Fazem alongamento e aquecimento. Mais alguns minutos e é chegado o grande momento. Os craques estão prontos para subir o túnel que dá acesso ao gramado do Pacaembu... só que as escadarias os levam, na verdade, ao vão livre do MASP, em plena Av. Paulista. Num campo estilizado, pintado no chão, eles começam a dançar ao som de Chica Chica Boom Chic, que Tânia Alves canta vestida de juíza.

 Tania se maquiando no vão livre do MASP, onde foi realizado o curta

"O tom é totalmente anárquico, surreal. Eu pretendia discutir questões importantes, como a Lei do Passe e as frequentes acusações de que o futebol era o ópio do povo, um estímulo à alienação, como pregavam os intelectuais. Para mim, o buraco era bem mais embaixo. O assunto acabou retornando nos meus próximos dois curtas e no meu segundo longa-metragem, 'Onda Nova'" explicou o diretor no livro "José Antônio Garcia - Em Busca da Alma Feminina", da Coleção Aplauso.

"Inicialmente, considerei realizar 'Hoje Tem Futebol' como projeto de graduação na ECA, mas acabei rodando-o em julho de 1976 e finalizando-o em 1977. Usei todos os recursos da faculdade; não só o equipamento, mas também a energia e motivação dos colegas, que colaboraram em diversas funções. 'Hoje Tem Futebol' só saiu do papel porque havia uma efervescência cultural muito grande em meio àquela juventude. Todos queríamos trabalhar, botar pra quebrar, fazer acontecer. Estávamos sempre ajudando uns aos outros, em projetos de filmes, teatro, música, dança – e esse espírito de coletividade esteve presente em todos os meus trabalhos", afirmou José Antônio.


Pesquisa: Site As Cantrizes. 

Fontes de Consulta:
* "José Antônio Garcia - Em Busca da Alma Feminina". Marcel Nadale. Imprensa Oficial. São Paulo, 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário