sábado, 17 de novembro de 2012

Trabalhos de Tania Alves no Teatro: "As Incelenças" (1973)


Luiz Mendonça, Tania Alves e Tonico Pereira


A estreia de Tania Alves no teatro profissional ocorreu em 1973, na peça “As Incelenças”, da qual, por coincidência, ela já havia participado, anos antes, em uma montagem amadora na Faculdade de Letras.

“As Incelenças” é um texto de Luiz Marinho (1926-2002) e já havia sido montada anteriormente por Luiz Mendonça (1931 – 1995) em 1969. Em 1973, Mendonça reativou seu grupo, o Chegança, com novos atores, entre eles Tania Alves.

Tania foi levada ao Grupo por meio do ator Tonico Pereira, com quem dividia o palco, na época, no infantil  “O Rapto das Cebolinhas”. Mas inicialmente ela ia apenas para assistir o espetáculo, ainda não participava como atriz.

Eu via As Incelenças todos os dias, completamente fascinada. Era tiete do grupo e já sabia o texto inteiro de cabeça quando, certa noite, uma das atrizes não apareceu. O Luiz Mendonça, diretor da peça, desesperado falou: Você vem aqui todo dia, já conhece a peça. Não quer substituir a atriz que faltou? Só tem três falas e tem que cantar as músicas. Ele insistiu, me convenceu, aceitei e fiz o papel nesse mesmo dia. A outra atriz nunca mais voltou. Então eu fiquei”, conta Tania no livro "Tania Maria Bonita Alves", da Coleção Aplauso.

"As Incelenças" eram na verdade duas peças de Luiz Marinho: "A Incelença" e "A Afilhada de Nossa Senhora da Conceição". A peça estava em cartaz no Teatro de Arena da Guanabara, no Largo da Carioca. (Localizava-se junto à encosta do Morro do Convento de Santo Antônio, área atualmente ocupada pela Estação Carioca do Metrô).

No elenco desta montagem, além de Tania e Tonico, também estavam Imara Reis, Ilva Niño, Virgini Valle, Hélio Guerra, Chico Duarte, Ronaldo Souza Costa, Renato Comodo, Clério Castellar e Lotsa Saluk.

Como era um musical, acabei fazendo parte da banda tocando flauta. Na hora de falar eu saia lá do fundo, fazia a minha cena e voltava para junto dos músicos. Virei atriz assim: completo e total acaso”, afirma a atriz-cantora.

E foi assim que tudo começou na carreira de Tania!


Veja abaixo dois anúncios de "As Incelenças" (Acervo Blog Tania Alves):

O Globo: 01-11-1973: 



O Globo: 07/09/1973: 

     

Pesquisa: Blog Tania Alves (As Cantrizes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário