quarta-feira, 18 de março de 2015

Trabalhos de Tania Alves no Teatro: "Viva o Cordão Encarnado" - SP (1975)

Tania Alves na montagem paulista de "Viva o Cordão Encarnado", cercada por atores como Gracinda Freire, 
Yolanda Cardoso, Walter Breda e Antonio Pitanga. 


Em setembro de 1975, o diretor Luiz Mendonça (1931-1995), fundador do Grupo Chegança, resolve montar "Viva o Cordão Encarnado", de Luiz Marinho (1926-2002), em São Paulo. 

No ano anterior, Mendonça havia montado o espetáculo no Teatro Dulcina, no Rio (ver aqui informações sobre essa montagem), e obteve muitas críticas favoráveis.   

Na temporada carioca, Tania Alves fazia, segundo ela própria, "quase uma figuração", mas na temporada paulista ela foi a estrela do espetáculo, substituindo Elke Maravilha, a protagonista no Rio.  

"Na primeira versão, a estrela era Elke Maravilha, mas quando o espetáculo foi remontado em São Paulo ela não pôde fazer. Eu tive que tomar um porre pra ter coragem de pedir ao Mendonça pra fazer o papel dela. Ele disse, simplesmente: Tudo bem", conta Tania no livro "Tania Maria Bonita Alves", da Coleção Aplauso.  

Em São Paulo, o espetáculo ganhou novos nomes no elenco, como Yolanda Cardoso, Sadi Cabral, Antonio Pitanga, Walter Breda, Alby Ramos e Paulo Leite, num total de 24 atores, e foi encenado no Teatro Aplicado (atual Teatro Bibi Ferreira).

"A crítica paulistana adorou a montagem de Viva o Cordão Encarnado e nos tornamos cult. Ganhei meu primeiro prêmio de Atriz Revelação (APCA) e recebi ótimas críticas", revela Tania. 

"A boa aceitação do meu trabalho melhorou a minha autoestima. Fiquei mais segura com relação ao meu talento e à certeza de seguir a carreira artística apesar de todas as dificuldades. Muitas das minhas conquistas eu devo a esta cidade generosa e produtiva. Apesar de ter retornado para o Rio de Janeiro em seguida, acabei morando em São Paulo algumas vezes e sempre foi muito positivo profissional e pessoalmente", complementa. 

Em 12 de dezembro de 1975, após a bem sucedida passagem por São Paulo, o espetáculo volta ao Rio de Janeiro, onde faz temporada popular no Teatro João Caetano até 29 de janeiro de 1976.


Opinião: 12/09/1975 (Acervo Blog Tania Alves): 


O Globo: 07-12-1975


O Globo: 12-12-1975



Pesquisa: Blog Tania Alves (As Cantrizes). 


Um comentário:

  1. * Blog em homenagem à atriz, cantora e empresária Tania Alves.
    O Blog não é editado por Tania Alves, e sim uma homenagem a ela.

    ResponderExcluir