sexta-feira, 20 de março de 2015

Trabalhos de Tania Alves no Teatro: "O Fado e a Sina de Mateus e Catirina" (1979)


Em 10 de abril de 1979, Tania Alves estreava, no Teatro Gláucio Gil (RJ), o espetáculo musical "O Fado e a Sina de Mateus e Catirina", do piauiense Benjamim Santos, e com direção de Cecil Thiré (pelo qual ganhou o Prêmio Molière).

Escrito em versos de sete sílabas, com rima livre, o espetáculo falava sobre o homem nordestino e as causas e consequências do êxodo rural. "Mateus e Catirina são dois personagens essenciais do Bumba-meu-boi nordestino. E eu tomei esses dois personagens quase que como mitos, símbolos do homem nordestino rural", explicou, na época, o autor.  

A música e a direção musical foram assinadas por Bia Bedran e Victor Larica, e era executada ao vivo pelos músicos Juka Filho, Marcos Amma e o cantor e instrumentista Zé Renato, do grupo Boca Livre. 

O espetáculo fazia sessões de terça a domingo. No elenco, além de Tania, participavam também Tonico Pereira, Tetê Medina, Eduardo Tornaghi e Ginaldo de Souza.

Por este trabalho, Tania Alves foi indicada ao Prêmio Mambembe.

Em 18/04/1978, o então crítico de O Globo, Flávio Marinho, escreveu sobre a participação de Tania no musical:

"(...) Muito contribui a habilidade de Cecil como diretor de intérpretes. De Tania Alves, extrai o que talvez seja o ponto alto de sua trajetória: uma explosão de vitalidade, senso de humor e espontaneidade..."






Pesquisa: Blog Tania Alves (As Cantrizes).

Fontes: Jornal Última Hora, Jornal O Globo; FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO: TEATRO DIALÓGICO - Benjamim Santos em incursão pela História e Memória do Teatro Brasileiro; Site oficial Zé Renato.





Nenhum comentário:

Postar um comentário