quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Trabalhos de Tania Alves na TV (Novelas): "Tocaia Grande" (1995)


Em 1995, Tania Alves protagonizou, na extinta TV Manchete, a novela "Tocaia Grande", uma adaptação do romance de Jorge Amado. Tania interpretou a prostituta Júlia Saruê, perseguida pelos coronéis de Itabuna, no sul da Bahia, e mãe de quatro filhos, que abandonou quando estes eram pequenos.

A novela foi escrita por Duca Rachid, Mário Teixeira e Marcos Lazarini, e teve supervisão de texto de Walter George Durst. A direção foi assinada por Walter Avancini, Régis Cardoso, João Camargo, J. Alcântara e Jacques Lagoa, com direção geral de Walter Avancini.

No elenco, além de Tania, estavam Roberto Bonfim, Carlos Alberto, Victor Wagner, Dalton Vigh, Leonardo Villar, Gerson Brenner, José Dumont, Antônio Pompeo, Denise Del Vecchio, Ângela Leal, Patrícia Lucchesi, Regina Restelli, Joana Limaverde, Alexandre Zacchia, Ana Cecília, Myriam Pires, Jackson Costa, Suely Franco, Antonio Petrin, entre outros.
A novela marcou também a estreia de Tais Araújo na TV. No ano seguinte ela estouraria em todo o Brasil em "Xica da Silva", também na TV Manchete. 

Outros nomes que se destacaram foram Giovanna Antonelli, fazendo sua segunda novela; e Gabriela Alves, que na trama também era filha de Tania, como na vida real.    

Sinopse

Itabuna, anos 20. Natário (Roberto Bonfim) é um jagunço dividido entre a fidelidade ao coronel Boaventura (Carlos Alberto) e o desejo de ser coronel. Boaventura, poderoso chefe político, é inimigo mortal do coronel Elias Daltro (Leonardo Villar). Só o ódio à prostituta Júlia Saruê (Tânia Alves) os une. Ela recusara o pedido de um coronel para que iniciasse sexualmente seu filho por estar amamentando seu bebê. Em uma briga, a casa pega fogo. Júlia e o bebê escapam, o coronel morre e seu filho, o "coronelzinho" Felipe Sampaio (Victor Wagner), fica cego. Ele promete vingar-se de Júlia e de seu filho. Ela adota três crianças na tentativa de confundir os coronéis e pede ajuda a Natário, amigo e ex-amante. Ele consegue novos lares para as crianças (Aurélio, Sacramento, Ressu e Bernarda). Dez anos depois, Aurélio (Jackson Costa), ex-seminarista, divide-se entre ser pistoleiro e assumir a paixão pela amante do coronel Boaventura. Sacramento (Gabriela Alves), criada pelo coronel Robustiano (Antonio Pompeu), é amante de Boaventura. Ressu (Giovanna Antonelli) é criada padre Mariano (Antonio Petrim). Apaixona-se por Felipe Sampaio. Bernarda (Taís Araújo), criada por um empregado de Boaventura, é afilhada de Natário, por quem se apaixona. O jagunço acaba sendo seduzido por ela.



As cenas externas foram gravadas na cidade cenográfica de Maricá (RJ), onde a Itabuna dos anos 20 foi fielmente retratada. As internas eram geradas do Complexo de Água Grande, onde estavam montados mais de 80 cenários para a superprodução.

No livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso, Tania falou sobre sua participação nesta obra: "De Tocaia Grande, inspirada na obra de Jorge Amado, guardo especiais recordações porque contracenava com minha querida filha, a atriz Gabriela Alves. Na trama ela era filha da minha personagem, Julia Saruê, uma prostituta perseguida por coronéis no sul da Bahia."



A novela foi exibida de 16 de outubro de 1995 a 10 de setembro de 1996.



Veja no vídeo abaixo cenas de Tania Alves em "Tocaia Grande": 



Fontes:
Site Teledramaturgia
Acervo Site As Cantrizes (fotos digitalizadas)
Livro 'Tania Maria Bonita Alves' - Por Fernando Cardoso. Coleção Aplauso - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - 2010. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário