quarta-feira, 22 de abril de 2009

Filmografia Tania Alves: "O Cangaceiro Trapalhão" (1983)


Em 1983, após o sucesso da minissérie da TV Globo "Lampião e Maria Bonita", Tania Alves voltou a interpretar a rainha do cangaço, mas desta vez em versão cômica, no filme "O Cangaceiro Trapalhão", com direção de Daniel Filho.

Com argumento e roteiro de Doc Comparato e Aguinaldo Silva, e diálogos por Chico Anísio, o longa é inspirado na história do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, e também na minissérie exibida em 1982 pela TV Globo.

Foi o 22º filme do grupo Os Trapalhões e no elenco contou com Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum, Zacarias, Regina Duarte, Bruna Lombardi, Nelson Xavier, Tania Alves, José Dumont, Lutero Luiz, Danielle Rodrigues, Wellington Botelho, Cininha de Paula, Danton Jardim, Doc Comparato, Lupe Gigliotti, Gabriela Duarte, Ariel Coelho, além de Tarcísio Meira, em participação especial.

O filme estreou no Rio de Janeiro em 27 de junho de 1983.


No livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso, Tania comenta sua participação no filme 'O Cangaceiro Trapalhão': "Nelson Xavier e eu repetimos o casal Lampião e Maria Bonita em versão mais soft, para crianças, e eu tinha um número musical delicioso ao lado de Renato Aragão, Zacarias, Mussum e Dedé. Inesquecível!"


Sinopse
Severino do Quixadá, pastor de cabras, salva Capitão e seu bando de cangaceiros de uma emboscada do tenente Bezerra. Na confusão, os amigos Mussum e Zacarias fogem da cadeia e todos se encontram no esconderijo dos cangaceiros, onde Gavião é homem de confiança do chefe. Observando sua semelhança com Severino, Capitão lhe dá uma missão, que acaba revelando-se uma emboscada. Com a ajuda de Aninha, sobrinha do prefeito, conseguem fugir e, no caminho, encontram uma misteriosa bruxa-fada.

Elenco
Renato Aragão
Mussum
Dedé Santana
Zacarias
Regina Duarte
Bruna Lombardi
Nelson Xavier
Tania Alves
José Dumont
Daniele Rodrigues
Luthero Luiz
Wellington Botelho
Doc Comparato
Danton Jardim
Sônia Dias
Wellington Botelho
Cininha de Paula
Pedro Limaverde
Gabriela Duarte
Ariel Coelho

Participação Especial:
Tarcísio Meira

Ficha Técnica
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Daniel Filho e João Paulo de Carvalho
Argumento: Doc Comparato, Aguinaldo Silva, Daniel Filho e Renato Aragão
Produção: Renato Aragão Produções Artisticas
Diálogos: Chico Anísio
Música: Rita lee e Guto Graça Melo
Fotografia: Edgar Moura
Desenho de Produção: Mário Monteiro, Kátia Sabino e Mauro Monteiro
Direção de arte: Mário Monteiro
Figurino: Marília Carneiro
Edição: Jayme Soares Justo
Efeitos especiais: Daniel Filho, Sergio Farjalla, Aylton Mattedi e Hans Schwarzkopf
Público: 3 milhões e 912,3 mil espectadores* (*Dados da Embrafilme S.A.).


Revisão Crítica

"O Cangaceiro Trapalhão é provavelmente o longa mais bem dirigido na filmografia dos Trapalhões, que aqui revisitam um gênero tipicamente brasileiro, o do filme sobre o cangaço. Na sequência inicial da emboscada na cidade, Daniel Filho mostra suas qualidades como cineasta, orquestrando atores e câmeras em cima dos telhados, abusando de gruas e buscando os ângulos mais inteligentes que já enquadraram o quarteto. É também o filme que tem as melhores interpretações de atores convidados pelo grupo, com destaque absoluto para Nelson Xavier como Lampião e Tânia Alves no papel de Maria Bonita. Tânia, por sinal, dá voz a uma das músicas do filme, mais uma bela trilha assinada por Guto Graça Mello. Mas o melhor momento musical é a antológica “Lagartixa”, de Rita Lee, que embala o encontro entre Severino do Quixadá (Renato Aragão) e a Fada Bruxa de Bruna Lombardi. Os diálogos, bem acima da média dos filmes do grupo, são creditados ao grande Chico Anysio. Regina Duarte, naquele que é provavelmente seu único sucesso no cinema, é a mocinha".

(Chico Fireman, jornalista, autor do blog Filmes do Chico).




Veja uma cena de Tania Alves em "O Cangaceiro Trapalhão":




E aqui, Tania Alves canta "Lampe, Lampeão":




Fontes de Consulta:
Acervo Site As Cantrizes
Blog Filmes do Chico
Site Trapalhões Nostalgia
Livro 'Tania Maria Bonita Alves' - Por Fernando Cardoso. Coleção Aplauso - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - 2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário